Dicas para blogueiras(os)

By Barbara Rocha - Sempre Barbaras - 17:59

COMO EU DIVULGO O MEU BLOG

 Escrito por  


Você já conhece a nossa série de posts de dicas para blogueiras(os)? Todo os meses eu compartilho com vocês um pouquinho do que eu aprendi! Dessa vez, resolvi falar sobre divulgação, sobre como eu divulgo o meu blog nas redes sociais sem gastar nada com isso!

A primeira coisa que eu aprendi foi: as coisas não funcionam da mesmo forma para todo mudo. A maneira de divulgação que dá certo para mim talvez não seja a que vai funcionar melhor com você. Acho que todo mundo tem um jeitinho especial de cativar as pessoas. E eu acho que você precisa descobrir a melhor maneira de fazer as pessoas chegarem até você. Mas vou compartilhar com vocês algumas sugestões práticas e coisinhas que eu faço e que eu acho que podem ajudar vocês também. Vamos lá?

#1 DIVULGANDO OS MEUS POSTS NO FACEBOOK


Pelo menos para mim, o Facebook ainda é a melhor maneira de gerar tráfego para o blog. Todo mundo está no Facebook e, se você conseguir criar postagens atrativas que carreguem no corpo do texto um link para o seu conteúdo, pode conseguir atrair muitos visitantes para o seu blog. Infelizmente, todo mundo sabe que o que chega efetivamente aos olhos dos assinantes da sua página é uma quantidade mínima do que você posta. Para conseguir alcançar muita gente de verdade, você precisa pagar.

Eu já paguei para o Facebook levar uma postagem minha para mais pessoas. Faço isso quando acho que o post tem realmente muito potencial e que ele por si só vai atrair muita gente nova para o blog, vai fazer as pessoas se interessarem pelo meu trabalho. Mas, na maior parte do tempo, eu trabalho com o que eu tenho. Aos pouquinhos vou descobrindo o que as pessoas mais gostam de ver por lá. Por exemplo: percebi que quando divulgo apenas o link de um post, ele tem cerca de 50% menos acessos do que quando eu divulgo uma imagem junto com um link. O alcance da imagem é MUITO maior. Entendeu?

Outra coisa: quanto mais você INTERAGE no Facebook, mais alcance você ganha. Isso quer dizer responder as mensagens privadas que a sua página recebe, responder os cometários que os leitores fazem por lá e comentar nos grupos dos quais você faz parte. Aliás, grupos de divulgação no Facebook são legais. Antes eu divulgava bem mais, mas acabei percebendo que não estava tendo o retorno que queria. Alguns grupos de divulgação realmente não acrescentam nada na quantidade e na qualidade do tráfego do seu blog, isso porque não há interação entre os membros, há só uma divulgação maciça de links que, na maior parte do tempo, não são vistos. Então eu acabei saindo da maioria dos grupo dos quais eu participava e permaneci apenas naqueles que realmente acrescentavam alguma coisa, sabe? Vou deixar para vocês os links dos meus grupos favoritos:


#2 DIVULGANDO OS MEUS POSTS NO GOOGLE+


Parte do motivo por eu ter desencanado dos grupos do Facebook é o fato de ter encontrado as comunidades do Google+. Nem eu entendo muito bem porque demorei tanto para investir de verdade nessa rede social. Acho que  eu pensava como a maioria das pessoas ainda pensa, que o Google+ é como uma espécie decidade fantasma. E a verdade é que tem muita gente por lá, pessoal! Desde que comecei a divulgar o meu blog nas grandes comunidades de nichos específicos do Google+, meus acessos aqui no blog triplicaram!

Mas como funciona? São como os grupos no Facebook, mas você consegue um alcance provavelmente 20 vezes maior. É só dar uma olhadinha na barra de compartilhamento dos meus posts aqui no blog e ver como são diferentes os números do Facebook e do Google+. Uma quantidade muito maior de gente acessa meu conteúdo através do Google+, deixa o seu +1, comenta e compartilha as minhas postagens. E o mais legal disso eu ainda não contei: o Google+ é do Google, uma das maiores ferramentas de busca do mundo, e quando você divulga o seu link dentro do Google+ e recebe +1, o algoritmos do Google identificam o seu conteúdo como conteúdo interessante para as pessoas. E isso faz o seu blog crescer nas posições das pesquisas dentro do próprio Google. Demais, né?

Vou deixar aqui para vocês as comunidades das quais eu mais gosto:



#3 DIVULGANDO OS MEUS POSTS NO PINTEREST


Pinterest é outra maneira excelente de divulgar o seu blog e atrair visitantes para ele. É uma rede social que está em constante crescimento e onde tudo acontece de uma maneira muito fácil e natural. Você “pina” imagens que carregam um link para o seu blog e, toda vez que alguém clicar nessa imagem, vai ser redirecionado para o conteúdo no seu site. Desde que comecei a apostar mais nela, percebi que os acessos que chegam ao blog através do Pinterest cresceram muito.


#4 COMENTANDO EM OUTROS BLOGS


Eu sei que você já está cansada de ouvir isso, mas a verdade é que essa é a maneira mais old school e maravilhosa de divulgar o seu blog. Você provavelmente já está cansada de ouvir isso aqui também, mas acho que não custa reforçar: comentar em outros blogs significa escrever comentários relevantes e inteligentes, que tenham algo a ver com a postagem que o outro blogueiro fez, e não apenas o velho, cansativo e terrível “me segue que eu te sigo de volta”.

Comentar em outros blogs de verdade, dando a sua opinião crítica ou fazendo um elogio sincero, depois de ter lido cuidadosamente o texto, mostra o respeito que você tem pela outra pessoa e isso faz com que ela queira acompanhar você, que ela crie uma simpatia natural por você. Ao final do comentário, você pode deixar o link do seu blog sem problema nenhum. E quando você comenta em um blog do seu nicho, quando você comenta de maneira inteligente, as pessoas vão querer saber o que mais você tem a dizer, entende? E é aí que vão visitar o seu blog para conhecer melhor o trabalho que você faz.

Infelizmente, eu não consigo comentar em outros blogs tanto quanto eu gostaria, mas tento tirar pelo menos um dia da semana só para fazer isso, sabe? Para comentar nos blogs que eu mais gosto e que sejam do mesmo nicho que o meu!

#5 DIVULGANDO OUTROS BLOGS


Sabe quando eu escrevo um texto aqui e faço um link para outro blog, sugerindo que vocês leiam o post ou vejam o tutorial de um determinado projetinho do qual eu gostei? Ou quando faço um link para o autor original da imagem que eu usei para ilustrar um post? Vocês sabiam que a maioria dos blogs WordPress recebem um aviso quando alguém insere o link de um determinado post em seus blogs? São os chamados pingbacks! Ou seja, quando você escreve um texto e insere o link de outro blog no seu texto, ele pode receber um aviso de que você fez isso e “publicar” esse pingback no blog dele como se fosse um simples comentário! E quando alguém vai ler o artigo dele e olha os comentários do post, pode acabar vendo o seu pingback, clicar no link e ser redirecionado para o seu blog! Dá uma olhadinha nos comentários desse post para entender melhor.

Isso significa que, ao divulgar outro blog, você está se ajudando também! E todo mundo sai ganhando! Várias pessoas já chegaram aqui através dos meus pingbacks em outros blogs!


#6 MOSTRANDO AOS LEITORES QUE ELES SÃO IMPORTANTES


Sabe qual é o marketing mais eficiente de todos? Aquele feito boca-a-boca. Sabe quando você entra numa loja e é tão bem atendida pela vendedora que quer contar para todas as suas amigas o quanto aquele lugar é incrível simplesmente porque você se sentiu bem recebida ali? É exatamente assim em um blog!

Eu tenho sentido isso na pele desde que tomei o cuidado de responder com carinho e atenção (pelo menos a maioria) dos recadinhos que vocês deixam para mim aqui no blog, nas redes sociais ou enviam por e-mail. As pessoas gostam de saber que são importantes, sabe? O volume é muito grande e eu não consigo responder TUDO, mas garanto para vocês que tenho dado o máximo de mim para isso, respondendo todos os comentários aqui do blog e também os e-mails de leitoras que eu recebo diariamente na minha caixa de entrada. As redes sociais são mais complicadas, mas é importante tentar responder pelo menos as perguntinhas que o pessoal faz por lá. Isso pressupõe RESPEITO e respeito gera CONFIANÇA.

Para resumir: você precisa AMAR o que você faz e permitir que as pessoas VEJAM isso claramente. Assim você vai conquistar leitores fieis, que realmente acreditam no que você faz e que vão contar para outras pessoas sobre o seu blog, espalhando o seu trabalho por aí por simplesmente gostarem do seu conteúdo e de você.
________________________________________________________________________________

Turma acesse o blog da linda Inara Souza http://www.casinhaarrumada.com/ Que acabou se tornando o meu blog favorito. E vale muito a pena conhecer o trabalho dela. 

E com base nesse post irie criar o meu conteúdo sobre o que eu acho e se realmente funciona pra mim, façam o mesmo. Porém se seguirem essas dicas, não deixem de dar todo credito para a lindona da Inara okay! 

Espero que gostem Beijo Beijo 

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários