Lentes de contato e cuidados com os olhos

Olá turma tudo bem?

Hoje o post é bem diferente mas acredito que muitas de vocês tenham curiosidades sobre o assunto, Lentes de contato.


Bem turma vou contar um pouco da minha história com lentes de contato, mas quero deixar bem claro que não é qualquer pessoa que pode usar e deve sempre ir ao oftalmologista fazer os exames adequados para saber se pode ou não usar-las. 

Uso lentes de contato desde 2009, aproximadamente à 5 anos. Eu optei usar lentes pois meu grau é muito forte e ia fazer formatura com colação de grau do ensino médio, e não estava mais me sentindo bem com óculos e ainda mais nessa data que foi muito importante para mim. Então fui ao oftalmo fazer meus exames de rotina para ver se era necessário aumentar meu grau. Bem só pra deixar claro eu tenho miopia e astigmatismo na época meu grau do lado direito era 7 graus e lado esquerdo 6 graus. Sim era um grau muito forte (Ainda é).

Quando perguntei para o médico se poderia usar lentes ele falou que sim e me explicou todos os procedimentos e cuidados com as lentes. Minha rotina mudou totalmente com elas, pois as lentes que escolhi na época eram lentes descartáveis onde vinha um kit com 6 pares de lentes, que dava para utilizar durante um ano, cada uma tinha o tempo máximo de uso de 2 meses.

No incio fazia tudo certinho e morria de medo de acontecer algum problema comigo ou com as lentes. Os cuidados que o médico me passou foi:

- Nunca durma com as lentes;
- As utilize apenas por no máximo por 8h; 
- Sempre as lave com o líquido específico para lentes gelatinosas;
- Troque as lentes sempre no prazo. 

Agora me pergunta se eu segui todas essas e outras regras? Não! Eu dormia com as lentes, tomava banho, as vezes por ficar mais de 8h com as lentes de contato em meus olhos, eu ficava com os olhos muito ressecados e irritados, fora outras coisas.

Turma nunca repitam isso, por favor. 


Sempre usei lentes descartáveis de uso de no máximo 2 meses, dessa vez escolhi a lente que também é descartável porém com um prazo muito maior de "vida". Nessa não vem mais um kit com várias lentes e sim apenas um par. Onde ou eu cuido porque só tenho essas, ou vou ter que sambar para comprar outras.

Um belo dia, meus olhos estavam tão irritados, doloridos e vermelhos que só dai me toquei que  na minha iris do olho direito havia uma bolinha branca bem pequena, do tamanho da ponta de uma caneta BIC, porém já me deixou muito preocupada. Quando perguntei ao meu médico ele falou que não era nada de mais, porém era para eu ficar um tempo sem usar as lentes pois eu estava as usando excessivamente e quase sem um intervalo adequado para meus olhos descansarem e isso estava prejudicando minha córnia (Olha o perigo).

Depois dessa eu o obedeci e fiquei 15 dias só usando óculos e descansando as vistas, sem PC, TV, livros... Para descansar mesmo (Foi horrível). E nesse período as minhas novas lentes estavam sendo preparadas.




Histórias trágicas com o meu mal uso das lentes: 

1º Um dia eu estava na rua e um de meus olhos começou a coçar muito. De repente senti algo caindo em minha mão. Era um pedaço da lente de contato que se rasgou em meu olho. Um pedaço acabou ficando perdido em meu olho e foi uma luta pra tirar =S

2º Me programei toda para tirar umas lindas férias em Salvador Bahia. Ok, malas prontas, passagem na mão, look para a viagem ok, porém assim que acordei cadê a lente? Sumiu, passei 15 dias apenas com uma lente de contato. Ou seja o olho que ficou sem lente eu forcei por todos os 15 dias.

3º Dormi com a lente mais de uma vez na vida, quando eu chegava muito cansada eu sempre esquecia de tirar. Uma bela madrugada resolvo acordar, abro meus olhos e sinto que tem algo estranho. Estou enxergando 100% com um dos olhos mesmo que irritado e com o outro não enxergava NADA. Depois de muito procurar, encontrei a lente pelas cobertas. Toda enrugada por ter ficado muito tempo exposta ao ar sem liquido. Essa eu não a usei mais.  

Tenho 1001 histórias de lente de contato, só não vou ficar contanto todas né turma?

Mas uma coisa eu aprendi, cuide muito bem de sua visão, seus olhos são peças valiosas em sua vida, se você é como eu míope faça piada disso e leve numa boa, não deixe que pessoas ruins te deixem pra baixo só porque você usa ou deixa de usar óculos, eu passei por alguns "bullyings" por isso, mas chegou um dia que a graça passou e eu não via motivos para se sentir mal por usar dos meus óculos ou ter sempre que tomar cuidado com minhas lentes para que ninguém soubesse que uso ou para evitar contar que sou míope.

Turma espero que tenham gostado desse post, fiz com carinho pois é um assunto que eu sempre procuro e nunca acho na web.

Beijo Beijo e deixem seus comentários aqui no blog sobre o assunto.

5 comentários

  1. Noooossa, explicou tudo direitinho... imagino mesmo que os óculos incomodassem bastante, e eu também ia querer usar lentes na formatura com certeza!

    Cuidados com os olhos é sempre muito importante, né?
    Hoje em dia existem tantas armações de óculos lindas que dá até pra intercalar numa boa entre eles e lentes.


    Amei o post, beijinhos.

    www.blogmodadagente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga, foi complicado essa época. Mas no final deu tudo certo e estou pensando em fazer a cirurgia, mas por enquanto fica só no pensamento. Segredo viu rs'.
      Beijo Beijo e volte sempre linda.

      Excluir
  2. Muito importante essas dicas , ainda mais pra quem usa as lentes com grau , eu já usei lentes coloridas e sempre me preocupei em cuidar delas direitinho , pois os olhos é uma preciosidade de nosso corpo e devemos cuidar bem .

    falandodtudoumpouco.blogspot.com

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi princesa, cuidado com os nossos olhos são mais que importantes não é mesmo? Fico feliz que tenha gostado. =)
      Beijo Beijo e volte sempre.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário.